quinta-feira, 27 de agosto de 2009

WIKI

As tecnologias educacionais devem coloca-se a serviços de novos objetivos, para que ocorram necessárias mudanças nos currículos escolares. São necessários esforços por partes dos educadores e autoridades governamentais, transformações inovadoras que formem educadores pesquisadores, com visão ampla de futuro, com idéias que ultrapassem os limites da escola. Não há mais lugar para aquele professor que não quer se atualizar, que não gosta de computador e nem de tecnologia. O do futuro é aquele que saberá se comunicar com seus alunos de forma bem simples, prática e espontânea.
As transformações no mundo do trabalho e no setor de produtos trouxeram grandes impactos e desafios para área educacional, internet, multimídia, computador o que fazer com tudo isso na educação. Muitos educadores já sentiram que é preciso mudar a maneira de ensinar e se adaptarem ao ritmo e as novas exigências educacionais dos novos tempos, do jeito que está dessa forma acaba não sendo atrativo para o aluno e conseqüentemente, ocasionando a perca de interesse dentro da sala de aula.
O ensino nas escolas convencionais (ou públicas, como queiram chamar), é vítima do "comodismo inovacional," ou seja, "do jeito que está ta bom", partindo de professores despreparados para utilizar inovações tecnológicas em favor de seu trabalho e chegando em alunos que usa o computador apenas para o MSN, ORKUT, SKYPE, etc, chegamos ao que presenciamos hoje na realidade acriana, século XIX.
O professor, como os artistas, deve provocar o amor pelo conhecimento, um amor que já existia em nós, mas estava adormecido, ele liberta seu aluno. E os melhores alunos largam as mãos do mestre depois de descobrir sua capacidade de andar sozinhos, de correr sozinhos, de voar mais alto. Muitos estudantes andam presos e por isso deixam de andar. Estão paralisados pelo medo, pela falta de horizontes. Estão perplexos, olhando sem ver, ouvindo sem escutar, falando sem dizer, lendo sem entender, escrevendo sem pensar. Muitos deles não agem, só reagem. Passam de ano sem passar. Passam sem pensar. São passados para trás. Sem saber o por que e por quem.
O professor do futuro deve saber lidar com as tecnologias em questão, tem que tirar deste rico arsenal de armas o essencial para passar aos alunos. O que acontece na atualidade é muito poder para quem não sabe o que fazer com ele, temos tecnologia que poderiam acabar com o problema de racionamento de energia , mas o que é que o homem faz, constrói bombas atômicas para dizimar sua própria espécie, semelhantemente pode acontecer no meio acadêmico, se o professor não souber lidar com a as armas que tem, podem acabar por atrapalhar a aula, e o processo de aprendizagem.
Algumas escolas contam apenas com laboratórios básicos. Aqui na cidade de Cruzeiro do Sul – Acre será necessário uma formação contínua e atualizada para as tecnologias, o mundo didático sejam utilizados com muita freqüência. A arte de ensinar é de que o educando se empenhe e trabalhe de maneira ampla e de fácil entendimento, hoje o aluno não aprende mais de forma cartesiana onde escreve e apaga, pois ainda existem escolas que estão em descompasso com os novos tempos, quando colocamos um aluno em frente de um computador , rapidamente ele se interessa e descobre maravilhas que o mesmo pode fazer e isso para aprendizagem é essencial. Utilizado método para usar as novas tecnologias como suporte educacional, as salas aulas precisam formar pessoas conscientes, capazes de filtrar informações e aptos a tomar decisões, pois a tecnologia oferece novas formas de aprendizagem, novas lógicas e competências. Estamos vivenciando uma revolução tecnológica em vários sentidos e todos os educadores precisam atender as novas expectativas escolas para novas formações.
O professor de Artes diante desse novo paradigma tecnológico deve ensinar o amor às pedras que existem em todos os caminhos , deve ser inspirador. Suas aulas têm que ser poéticas. Aulas que não hipnotizam, mas que acordam. Que não cansam, mas que desafiam. Que não anestesiam, mas fazem refletir. O professor de Artes deve inspirar confiança.
Se nós, futuros professores de Artes, tivermos atitude renovadora e positiva, a tecnologia entra como algo necessário e bem vindo e vai facilitar a forma de nós, professores, trabalharmos.
Atitudes que um professor de arte deve desenvolver utilizando as novas tecnologias
Com as Novas Tecnologias da Informação abrem-se novas possibilidades à educação, exigindo uma nova postura do educador. Com a utilização de redes telemáticas na educação, podem-se obter informações nas fontes, como centros de pesquisa. A conexão com alunos e professores a qualquer hora e local, favorecendo o desenvolvimento de trabalhos com troca de informações entre escolas, permitindo que o professor trabalhe melhor o desenvolvimento do conhecimento.
O acesso às redes de computadores interconectadas à distância permitem que a aprendizagem ocorra freqüentemente no espaço virtual, que precisa ser inserido às práticas pedagógicas. A escola é um espaço privilegiado de interação social, mas este deve interligar-se e integrar-se aos demais espaços de conhecimento hoje existentes e incorporar os recursos tecnológicos e a comunicação via redes, permitindo fazer as pontes entre conhecimentos se tornando um novo elemento de cooperação e transformação.
A formação de professores para essa nova realidade tem sido crítica e não tem sido privilegiada de maneira efetiva pelas políticas públicas em educação nem pelas Universidades. O perfil do profissional de ensino é orientado para uma determinada “especialização”.
O objetivo de introduzir novas tecnologias na escola é para fazer coisas novas e pedagogicamente importantes que não se pode realizar de outras maneiras. O aprendiz, utilizando metodologias adequadas, poderá utilizar estas tecnologias na integração de matérias estanques. A escola passa a ser um lugar mais interessante que prepararia o aluno para o seu futuro. A aprendizagem centra-se nas diferenças individuais e na capacitação do aluno para torná-lo um usuário independente da informação, capaz de usar vários tipos de fontes de informação e meios de comunicação eletrônica.
Às escolas cabe a introdução das novas tecnologias de comunicação e conduzir o processo de mudança da atuação do professor, que é o principal ator destas mudanças, capacitar os alunos para serem bons cidadãos.
Com as novas tecnologias, novas formas de aprender, novas competências são exigidas, novas formas de se realizar o trabalho pedagógico são necessárias e fundamentalmente, é necessário formar continuamente o novo professor para atuar neste ambiente telemático, em que a tecnologia serve como mediador do processo ensino-aprendizagem.
A tecnologia seria o "carro chefe" para dar a todos uma vida mais confortável e prática, ou seja, menor esforço humano e maior lucratividade quanto à qualidade de vida. A tecnologia, por si só, não nos faz feliz, mas é, sem dúvida, um elemento facilitador e muitas vezes um "fim" nos dias atuais. Ainda não existem avaliações definitivas quanto ao uso do computador como máquina de ensino, o que existe são análises parciais. Em muitos casos, a escola tem utilizado a informática como um "ponto forte" sobre a concorrência, uma estratégia de "marketing". Essa atitude podia ser considerada como verdadeira até pouco tempo atrás, entretanto esse não é mais um diferencial entre as escolas, pois quase todas já dispõem desse "artifício de diferenciação". 0 que, com certeza, passará a ser um diferencial entre as diversas escolas que utilizam computadores será "como elas estão trabalhando com essa tecnologia". Esse será de fato o grande diferencial. Nessa concepção, os professores podem e devem utilizar os computadores como ferramenta do currículo escolar para o aprimoramento da aprendizagem. Várias iniciativas já foram tomadas em ambos os sentidos, e entre os principais resultados podemos citar: o desenvolvimento, a organização do pensamento e a geração de desafios e conflitos, os quais são as molas propulsoras da construção do conhecimento. É importante ainda ressaltar que apesar da lentidão do desenvolvimento dos recursos educacionais, o aluno deixou de ser um mero espectador, passando a ser um elemento ativo, participativo e construtivo na sociedade.
O professor apesar de toda estrutura tecnológica e do mundo cibernético em que vive não deve jamais deixar de ser HUMANO!
As novas tecnologias são instrumentos que quando bem utilizados proporcionam uma aprendizagem maravilhosa. O educador que é inovador utilizará como meios ou estratégias para que suas aulas, conteúdos e disciplinas ministradas tornem-se agradáveis e atraentes e em consequência terá sucesso em seus objetivos. Vivemos em um mundo onde os detentores do saber tendem a estar sempre bem informados para que não fique ultrapassado em seu trabalho assim como em sua vida diária. Nos deparamos diariamente com crianças que cada vez mais cedo entram em contato com a informática, com aparelhos eletroeletrônicos de última geração e para podermos controlar a utilização destes tanto no espaço escolar como em nossas casa devemos ter o dever de conhecer e saber sua utilização para que possamos instruir de forma correta a quem necessitar.
Com relação à prática pedagógica, por mais que a educação se transforme com um emprego de novas metodologias e tecnologias, o professor, através da sua postura e do seu conhecimento, é quem efetiva a utilização desse aparato tecnológico e científico. Dessa forma, redimensiona o seu papel, deixando de ser o transmissor de conhecimento para ser o estimulador. Ao estruturar sua proposta pedagógica, utilizando tecnologia digital, o professor precisa estabelecer vínculos com os alunos, conhecer seus interesses, saber o que o aluno já sabe, o que o aluno não sabe e o que ele gostaria de saber. Motivar o aluno a fazer parte da proposta pedagógica, colocando-o a par sobre o que será abordado e convidando-o a contribuir. O professor detém um lugar de destaque na aprendizagem porque possui uma formação específica, sendo legitimado por sua formação acadêmica para trabalhar nessa área. Para que a atuação do professor seja satisfatória, ele necessita estar constantemente se atualizando e estudando sempre. A formação continuada do profissional é processo constante, permitindo a análise da teoria na prática, além de desenvolver o senso reflexivo sobre a sua atuação.
O professor ao estruturar o planejamento da sua aula e ao utilizar novas técnicas estará experimentando outras propostas pedagógicas, qualificando o processo de ensino aprendizagem. O acesso a Internet é uma ferramenta que pode facilitar na inovação de propostas pedagógicas alternativas, bem como no contato com o conhecimento de ponta para poder comparar e avaliar as propostas. Isso se faz possível, uma vez que as escolas se encontram equipadas tecnologicamente. Através do computador, é possível repassar a informação para ser processada em conhecimento com a criação de ambientes de aprendizagem e a facilitação do processo do desenvolvimento intelectual do aluno. Pensando no aluno, o professor estrutura uma proposta tecnologicamente avançada, pois a construção da autonomia da aprendizagem do aluno também se faz nessa nova relação, quando o aluno aprende sobre o seu aprender.
O termo "pedagogia" designa o método usado ao desenvolvimento educacional de jovens como um todo, passando conhecimentos por meios determinados pelos próprios educadores. O que a tecnologia vem fazendo com a educação é mostrar que quem determina o assunto é o professor, mas é o próprio aluno é quem decide os melhores caminhos a tomar. O novo professor tem que estar preparado para deixar de ser o que apenas fornece informações e trabalhar para ser um orientador, aquele que ajuda a selecionar informações e sabe fazer articulações. O principal obstáculo tem estado no fato de que os educadores não conseguem entrar em um acordo sobre o que fazer com o computador na escola, e a principal razão pela qual não chegam a esse acordo tem que ver, não com o computador, em si, mas, sim, com o fato de que os educadores, em geral, e dentre eles os professores, têm visões muito diferentes do que seja a educação, e, conseqüentemente, de qual seja o papel da escola na educação e deles próprios, professores, na escola. Dentro desse quadro, dificilmente poderão concordar sobre qual deva ser o papel do computador na educação. O computador, para os que adotam essa visão da educação, deve ser utilizado, não como uma máquina de ensinar, mas como uma ferramenta de aprender, isto é, como uma tecnologia que pode facilitar, da parte dos alunos, o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para que aprendam a aprender e para que aprendam sempre. O papel principal da escola é fornecer aos alunos o maior número possível de ambientes que favoreçam a aprendizagem do aluno, aprendizagem esta que ocorre quando o aluno, em interação com esses ambientes, desenvolve estruturas cognitivas (emocionais, interpessoais, etc.) que se traduzem em competências e habilidades que lhe permitem, acima de tudo, continuar a aprender e aprender sempre.
Em conclusão: o momento da introdução da tecnologia (em especial do computador) na escola pode ser um excelente momento para a reflexão sobre algumas importantes questões da filosofia da educação. A discussão franca e aberta das diferentes visões da educação que subsistem na escola pode eventualmente levar os professores a entender melhor suas posições e as daqueles de quem discordam.
Estamos vivendo momentos paradoxais nos quais a superinformação parece conduzir a uma desinformação. Mais do que simplesmente ter acesso ao conhecimento e a informação, é preciso que possamos construir com clareza um propósito educacional que atenda aos nossos objetivos. Dessa maneira, poderemos ter certeza de que, com o auxílio dos recursos tecnológicos, estamos realizando a educação que atenda aos nossos anseios e não sendo apenas mais um “cliente” ou um telespectador passivo diante de tudo que nos é oferecido. Precisamos, com urgência, pensar com bastante cuidado sobre o que é informação, o que é conhecimento, o que é educação hoje, com os cursos de formação, com os recursos materiais e tecnológicos disponíveis.
Diante da facilidade e ampliação no acesso às informações, cabe à escola o papel de orientar os jovens sobre como utilizar tais informações para que se transformem em conhecimento. O uso das TICs pode contribuir com o professor para criar espaços agradáveis e interessantes de aprendizagem, tornando suas aulas momentos adequados para o processo de gestão do conhecimento.
O acesso às informações está cada vez mais fácil para um maior número de pessoas. Os meios de comunicação de massa informam de maneira muito rápida, e, da mesma forma, a diversidade de acontecimentos, de novas descobertas faz com que as pessoas fiquem desatualizadas muito mais rapidamente do que antes.
Os jovens são bombardeados pelas informações vindas das mídias. Na maioria das vezes as recebem sem saber como lidar com elas, desta forma, tornam-se um amontoado de dados inúteis que não colaboram com seu desenvolvimento.
Assim, entende-se que saber como lidar com estas informações e transformá-las em conhecimento, estimular o capital intelectual, compartilhá-lo, tornou-se a tarefa mais importante para as pessoas, ou seja, deve-se promover a gestão do conhecimento.
Os docentes que ser capaz de utilizar a tecnologia de um modo crítico para favorecer a inclusão dos estudantes no mundo tecnológico, pois favorece a pesquisa em vários ambientes e meios tecnológicos e também ajuda a construção do conhecimento coletivo e contribui para uma aprendizagem da cada um.
O docente tem que procurar se atualizar no mundo virtual, para ampliar seus conhecimentos e explorar novos métodos de ensino que prenda a atenção do aluno, pois estamos em um mundo onde as crianças estão cada vez mais cedo tendo acesso a várias informações e contando com os meios de comunicações mais diversos possíveis.
O professor de artes deve em primeiro lugar se informar, se formar e desenvolver seu potencial na procura de absorver conhecimentos sobre novas tecnologias. Pois, o mesmo tem que possuir segurança o bastante na hora de passar para seus alunos a fim de que esses se satisfaçam de tanto ensinamento. Ter domínio da aula que irá ministrar é fundamental. Sua habilidade na internet, para pesquisar, fazer consultas, se aprofundar no assunto que será trabalhado é de grande valia, mesmo porque hoje a rede de comunicações está ao alcance de qualquer pessoa e seus estudantes são assíduos da rede. Portanto o educador deve possuir um bom conhecimento. Com os recursos tecnológicos a aula será mais dinâmica e mais perto da realidade dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário